Pai em nova versão

Posted by on 30 / nov / 2009 in Dicas de Prima | 2 comments

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

FOI-SE O TEMPO EM QUE O HOMEM TRAZIA O DINHEIRO E A MULHER CUIDAVA DA CASA. OS PAIS DE HOJE ESTÃO MAIS “FAMÍLIA” E DISPOSTOS A AJUDAR

Eles estão mais presentes em casa e até mais dispostos a ajudar nas tarefas domésticas. Notou essa mudança na sua casa também? Se a resposta é sim, stuff então sua família condiz com resultado de uma pesquisa recente feita pela agência de casamento Par Ideal, de Curitiba, referente ao novo perfil das famílias brasileiras.

Segundo as respostas dos homens cadastrados à procura de uma parceira, 98,3% afirmam que estão dispostos a ajudar na educação dos filhos. E 93,7% garantem que ajudariam em casa sem o menor problema. Já os homens mais velhos, principalmente entre 51 e 60 anos, não estão tão aptos a dar uma mãozinha: 16% deles não querem saber dos afazeres do lar e 27% não concordam em arcar com as despesas financeiras em relação à educação dos filhos. O motivo ainda não se sabe, talvez porque seja difícil modificar antigos costumes…

Quando o assunto é filho e casa, dividir igualmente as responsabilidades entre pai e mãe está virando moda. Nos EUA, por exemplo, Marc e Amy, um casal com 2 filhos, criaram até um site para difundir a ideia – que eles levam muito a sério – de Divisão Igualitária de Tarefas (equallysharedparenting.com). Se você se dá bem com língua inglesa, vale a pena dar um pulo lá para entender como funciona o raciocínio dos dois. Com eles, não tem essa de homem é o responsável pelo ganha-pão e a mulher pela casa. Os afazeres domésticos são divididos ao meio, de maneira justa, e colocados inclusive em uma tabelinha (que está disponível no site, se você quiser tentar…), onde cada um marca o que tem de fazer ao longo do dia ou da semana.

A ideia é ótima e a gente espera que ela vire moda logo nas bandas de cá. Pelo que indica a pesquisa feita pelo ParIdeal, estamos caminhando nesse sentido. Claro que o questionário foi feito com homens solteiros, à procura de um par ideal. Ainda que na prática esses números mudem um pouco, os homens não estão vendo com olhos de espanto ter de trocar fralda, fazer comida e lavar louça. Isso já é uma baita vitória…

2 Comments

Join the conversation and post a comment.

  1. Regina Cabral

    Quero convite para meu sobrinho!!!Beijão!

  2. Si Collet

    eu não me importo de ser mãe e ser pai.. mas honestamente, ele faz falta na criação

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *