5 razões para seu filho brincar muito

Posted by on 17 / jan / 2010 in Dicas de Prima | 1 comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

TODA CRIANÇA TEM DIREITO A BRINCAR, illness BRINCAR E BRINCAR MAIS UM POUQUINHO. É COMO ELA SE DESCOBRE, physician DESCOBRE O MUNDO, for sale APRENDE A RESPEITÁ-LO E A RESPEITAR AS PESSOAS QUE MORAM NELE. SE É BRINCADEIRA, LIBERE GERAL. QUER SABER POR QUÊ?

Crian_as_brincando_com_p_ssaro_LINDA_

 

1.Porque é preciso muito pouco para se divertir
Toda criança é capaz de brincar, criar, fantasiar e se divertir com pouco. Muitos adultos acreditam que quanto mais sofisticado for o brinquedo, mais atraente ele será. Pode atrair a atenção dos pequenos, sim, mas repare como uma simples boneca de pano ou um carrinho de madeira rende diversão para um dia todo. É a fantasia presente na brincadeira, e não a tecnologia, que ajuda a criança no seu desenvolvimento.

2.Porque desenvolve a criatividade
Quando seu filho está falando com os bonecos e fazendo de conta que um pedaço de madeira é, na verdade, um enorme cavalo, ele está desenvolvendo sua capacidade simbólica. De quebra, trabalha também seu raciocínio criativo, habilidades visuais, inteligência e coordenação motora. Isso tudo não só brincando de cavalinho, não. O simples “brincar” consegue fazer tudo isso.

3.Porque une pais e filhos
Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que as coisas fossem, o que a preocupa e os problemas que a cercam. Se sua filha diz, na brincadeira, que a boneca dela anda muito triste porque está com saudade da mamãe – e você anda trabalhando muito – sua filha pode estar tentando te dizer que está sentindo sua falta. Usando o mote da boneca, está aí uma oportunidade de você bater um papo com sua pequena. E explicar, por exemplo, que a mamãe tem de trabalhar, mas é apaixonada pela filhinha.

4.Porque se aprende a controlar o corpo e a mente
Amarelinha, pula-corda, queimada, futebol, pega-pega… Já parou pra pensar nos múltiplos desafios que seu filho tem de enfrentar para brincar? Primeiro, é preciso respeitar as várias etapas de uma sequência, prestar atenção em seu corpo e em seus movimentos e obedecer às regras. Assim, a memória vai formando padrões e a criança desenvolve a capacidade de prestar atenção.

5.Porque se aprende a viver em sociedade
Brincando, seu filho aprende a preciosa arte de aprender a respeitar o próximo e as regras. Saber perder, esperar sua vez, negociar, defender seu ponto de vista, errar naquilo que queria acertar, ter motivação para recomeçar, buscar uma solução para aquilo que precisa e resolver conflitos são algumas das situações que a criança se depara com uma simples brincadeira. Formará, assim, sua habilidade de se relacionar e viver em sociedade.

One Comment

Join the conversation and post a comment.

  1. Menina Alice

    A Anne ta chegandooooo!! ebaaaaa!!! nao vemos a hora de conhece-la!!!!! beijinhus, Thalita e JB

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *