05 Dicas para ajudar o seu filho a largar a chupeta

Posted by on 6 / jun / 2013 in Dicas de Prima | 2 comments

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Dicas para seu filho largar a Chupeta

chupetaBoa tarde pessoal. Demorei um pouco para escrever, nurse mas estou de volta. Prometo que os posts serão mais frequenta de agora em diante.
Trago como tema algo muito importante. A dolorida hora de larga a chupeta. É fato que a chupeta tras uma certa tranquilidade a nós pais, stomach ainda mais naquele momento em que os filhos estão na fase “quero dormir”.
Mas para o bem dos nossos filhos, hospital precisamos estimula-los a largar a chupeta o mais rápido possível, pois isso pode acarretar em má formação na arcada dentária e problemas de dicção. Fica a dica.
Abaixo uma matéria feita em 2011 pela Revista Crescer com pediatra do Hospital Samaritano, Carlos Alberto Landi. Aqui ele indica 05 dicas interessantes para ajudar o seu filho a largar a chupeta.

Boa semana a todos e aproveitem a leitura.

@paideprima

Principalmente depois dos 3 anos, a chupeta é algo que não deveria mais fazer parte da vida das crianças nessa fase. O que fazer, então, se ela continua – firme e forte – na sua casa? Chegou o momento-limite de acabar com esse hábito, para o bem de seu filho. “A boca não foi feita para ficar tampada. A chupeta ocupa um lugar que deveria ficar vazio”, afirma a fonoaudióloga Flávia Ribeiro, do Hospital São Luiz, em São Paulo. O uso da chupeta não é recomendável nem para dormir. Dependendo da duração e da intensidade com que a criança usa a chupeta, poderá ter a mordida aberta (quando a língua entra no espaço entre os dentes, dificultando a pronúncia das palavras). “Além disso, há o risco de ocorrer uma alteração na arcada dentária”, alerta Flávia. Os pais têm de ensinar o filho a pegar no sono com a boca livre. É preciso determinação na retirada: saber que está fazendo a coisa certa e o filho é forte e vai suportar a perda. “As crianças adoram ouvir histórias antes de dormir. Aproveite esse momento, quando elas se envolvem nos enredos fantásticos, desligam-se e adormecem para ‘esquecer’ a chupeta”, orienta a especialista.
Abaixo, você confere 5 dicas para ajudá-la nesse processo:

1. TENTE AOS POUCOS
Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar.

2. FORA PRENDEDOR
Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada.

3. FAÇA UMA TROCA
No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colocado na boca.

4. GOSTO RUIM
Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o “gosto bom” acaba.

5. MARQUE O DIA
Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la.

2 Comments

Join the conversation and post a comment.

  1. Vanessa

    Nossa, perfeito o texto! Simplesmente amei as dicas. Vocês tem instagram ou face? Bjs mil!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *